Monday, July 16, 2007

Duas questões sobre os Jogos Pan-Americanos

Tenho acompanhado a cobertura dos Jogos Pan-Americanos que estão acontecendo no Rio de Janeiro, principalmente através das emissoras de TV. Sobre isso, me sinto obrigada a parabenizar a Rede Bandeirantes de televisão, que tem se mostrado exemplar na cobertura dos Jogos, principalmente se comparada a outras emissoras de canal aberto. A Bandeirantes realmente está se preocupando em exibir o desempenho dos atletas brasileiros, nos mais diversos esportes, inclusive quando mais de uma modalidade está sendo disputada ao mesmo tempo. É vergonhoso ligar a televisão na Rede Globo em um domingo ao meio-dia e dar de cara com o A Turma do Didi e, logo depois, com um filme debilóide do Eddie Murphy, enquanto nossos atletas estão nos representando nos Jogos Pan-Americanos. É claro, o canal fechado da grande emissora, a SPORTV, se dedica à cobertura. Mas, por ser fechado, ou seja, pago, privilegia apenas uma minoria. As outras pessoas, se não fossem outras emissoras, teria de se contentar com o resumo dos acontecimentos exibidos nos telejornais e com a transmissão apenas de alguns eventos esportivos que se enquadrassem na grade da Rede Globo.

A segunda questão referente aos Jogos que gostaria de abordar é o critério utilizado para estabelecer o ranking dos países vencedores, de acordo com o quadro de medalhas. Note que apenas a medalha de ouro é valorizada, já que apenas o número de medalhas de primeiro lugar é que determina o vencedor dos Jogos. É importante lembrar que nos jogos olímpicos o mesmo critério é utilizado.
Quer dizer que: um país que está entre os três melhores do mundo em todos os esportes, por exemplo, possuindo medalhas de prata e bronze, é considerado inferior a outro país que obteve apenas um primeiro lugar, em um único esporte. Absurdo, não? Me parece que até mesmo o esporte está impregnado por uma visão capitalista injusta, que privilegia apenas o primeiro lugar em qualquer coisa.

4 Comments:

Blogger Alexandre Gil said...

é querida! Pelo maneira que descreveu sua indignação, concluo que pensa como eu. Infelizmente o brasil é mais colonia hj, do que era a 500 longos/curtos anos atrás. Glória a Rd Bandeirantes que pelo menos está levando alguma alegria (pelo menos aos familiares dos atletas q não conseguiram ir até la) aos q estão podendo acompanhar.
Bem, quanto as medalhas, aí vou me reservar ao silêncio, qto ao meu ponto de vista.
bj
;*

3:55 PM  
Blogger Liza Mello said...

É.. definitivamente o espaço d'A Turma do Didi poderia ser utilizado pra outra coisa, aliás pra praticamente qualquer coisa!
Mas, em vez mostrarem os atletas brasileiros, que tal fazerem uma reportagem especial sobre pra onde foi todo aquele dinheiro gasto a mais no Pan?

E sobre as medalhas: podem chamar de ressentimento, mas eu também acho aquela contagem injusta!

ps: continua com o blog, giana! mesmo que seja difícil (ou chato?)fazer textos mais formais e que tenha que manter uma certa atualização.. é uma ótima iniciativa! Bjo!

12:51 PM  
Blogger Samir Oliveira said...

Concordo contigo, a lógica do primeiro lugar domina todas as esferas da sociedade contemporânea.
bjs

10:24 AM  
Blogger Thales Barreto said...

Ser o primeiro, nem sempre significa ser o melhor. Até onde competir é valorizado em jogos como esse que deveriam celebrar a "uinião" dos povos? Gostei do Blog. Bjos.

3:57 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home